quarta-feira

Uma simples equação, velocidade + urbanização + caos = globalização (caos) , equação essa que gera milhares, ou infinitas respostas, equação que dependendo da variável pode gerar números irreais, ou mais reais do que possamos pensar, e algumas vezes, ou varias, geram inequações, ou simplesmente desigualdades.
A velocidade com que os mais variados tipos de processo ocorrem nos faz perder a noção de uma realidade. Há vinte anos atras, uma carro demorava 10 dias para ser produzido, e hoje apenas 24 horas bastam, se antigamente era um desafio viajar o mundo em 80 dias, 80 horas são mais que o suficiente. A velocidade com que as informações viajam, a velocidade com que nos movemos, a velocidade que nos é cobrada, é a velocidade que faz as nossas alienações, estresse, e loucuras ditar nossa vida. Mas é a velocidade que também nos ajuda evoluir, mas se a velocidade for abusiva e caótica, o resultado também será.
A urbanização após as revoluções industriais, foram o inicio das grandes cornubações e aglomerados urbanos, 300 habitantes pôr quilometro quadrado é uma media um tanto quanto impressionante, enquanto crescemos para os lados também crescemos em direções ao céu, 15, 30 andares de pessoas sobre os tetos das outras, sempre alguém vai estar pôr baixo dessas pirâmides modernas, mas são apenas números. Pena que revoluções como essas, para alguns (muitos) sejam apenas revoltas.
Que globalização é essa que quebra as fronteiras das culturas, e aumentam as fronteiras sociais? Globalização que gera um isolacionismo de muitos para poucos. Globalização que destroi culturas e milhares de línguas, e línguas faladas no mundo diariamente. Uma globalização caótica, ou simplesmente um caos disfarçado e globalizado?

Nenhum comentário: